domingo, 7 de novembro de 2010

DICAS ESPECIAIS

Estive lendo o livro da Lídia Weber "Eduque com Carinho" e nele ela dá algumas dicas muito boas:
  • Todo filho é único e especial e não deve ser comparado com outros
  • Você ama seu filho pelo que ele é, assim a demonstração de amor deve ser independente do comportamento da criança. Não espere ele se comportar bem para demonstrar o seu amor.
  • Participe sempre de ocasiões especiais, como festas na escola e apresentações
  • Não rotule a criança, "você é tão desastrado" ou " você é egoista", mas fale do comportamento dela.
  • Ensine responsabilidade e compaixão aos seus filhos com oportunidades em que podem ajudar os outros.
  • Deixe seus filhos se sujarem um pouco.Reserve um espaço para as brincadeiras de tinta e massinha. ensinando-os a sempre limpar depois.
          Muito interessante essa última,porque é preciso entender que um pouco de bagunça é normal na infância. As crianças que se desenvolvem plenamente, geralmente tem família que passa valores bem definidos mas que sabe que criança é somente criança. Tomando consciência disso,os pais podem aprender a relaxar um pouco e se divertir mais com seus filhos.Um pouco de bagunça não faz mal a ninguém, desde que se possa arrumar depois.
          Mas vejam bem. Por experiência lhes digo que é muito importante ter uma casa estruturada em questões de limpeza, organização, horários, rotina,pois será esse o modelo que seus filhos terão.Devemos ter consistência ao estabelecermos as regras da casa e ensinar demonstrando, seja carinho, respeito, amor , admiração.Não adianta tentar ensinar os filhos algo que ele não nos vê praticando!
"Semeia uma ação e colherás um hábito;Semeia um hábito e colherás um caráter; Semeia um caráter e colherás um destino"
                                                                               (Napoleon Hill)

Fiquem com Deus. Paz e Bem.
Até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe!Faça um comentário ou pergunta!

O BLOG

Sejam bem vindos a esse espaço, no qual poderemos compartilhar nossas dificuldades com o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade e suas consequências.
Nesse espaço podemos falar de tudo um pouco: Filhos, com ou sem TDAH,organização,culinária, decoração. Como DDA, gosto de coisas bem diversificadas.
espero vocês!
Bia Machado