quarta-feira, 13 de julho de 2011

IMPULSIVIDADE

As crianças com TDAH são governadas por seus impulsos, vivem o momento, sem temer regras ou consequências. Esse pode ser o sintoma mais difícil de lidar. O uso da medicação(prescrita pelo médico) pode ajudar, mas as crianças também precisam de expectativas claras, incentivos positivos, e ter conhecimento das consequências possíveis dos seus atos impulsivos, para que possam aprender a regular seu comportamento.
Aprendi algumas dicas em livros, sites e outras com a experiência de ter passado por isso e agora tenho que lidar com a impulsividade do meu filho.
Nem conto as vezes que falei o que não devia e me arrependi depois. Acho que perdi algumas amizades por isso. Fiz muitas escolhas por impulso e de novo arrependimento. Não quero que isso seja uma constante na vida dele. Tento tirar proveito positivo da minha condição e passar para ele.
Aprendi, a duras penas, que devemos medir as palavras, principalmente ao dar opiniões sobre assuntos polêmicos.É muito difícil uma pessoa impulsiva parar para pensar, mas com treino e força de vontade, dá para melhorar bastante.
·         Sempre que a criança estiver impaciente, ensine-a a respirar e peça para que ela tente pensar em algo relaxante, tipo mar, chuva, uma música que goste etc. Quando estamos impacientes, a tendência é “estourar”, então, nada de dizer a primeira coisa que vier à mente nessas horas.( explicar o motivo)
·         Reconheça os esforços da criança com elogios específicos para aquele momento, quando ele conseguir se controlar.
·         Quando ele estiver muito irritado ( geralmente ficam assim quando são contrariados),peça , com voz firme e baixa, para ele parar, respirar e dar um tempo do assunto em questão. Diga que só haverá negociação quando ele falar calmamente e baixo. (Acreditem, consigo sempre acomodar as coisas dessa forma)
·         Falar sempre das consequências da impulsividade, de uma forma clara e simples para que ele possa compreender. Não fale muito, nos distraímos com facilidade. Não adianta ter “aquela conversa” e depois perceber que a criança não captou quase nada. Pessoas com TDAH assimilam melhor orientações curtas e objetivas e que sejam lembradas de vez em quando.
Lembrar que cada criança é única e com personalidades e necessidades distintas. Saber identifica-las é o desafio permanente dos pais e professores, para utilizar esse conhecimento na melhor forma de agir com a criança.
Abraços

2 comentários:

  1. Bia...........
    ai minha amiguinha
    em pensar que este tdah não é privilegio só das crianças.
    como isso nos causa problemas não é?
    especialmente com sentimentos.
    ufa... aja coração.rs
    beijos

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  2. Bia...
    vc tem msn?
    me adiciona?
    lilianesonhareser@yahoo.com.br
    bjs

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O BLOG

Sejam bem vindos a esse espaço, no qual poderemos compartilhar nossas dificuldades com o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade e suas consequências.
Nesse espaço podemos falar de tudo um pouco: Filhos, com ou sem TDAH,organização,culinária, decoração. Como DDA, gosto de coisas bem diversificadas.
espero vocês!
Bia Machado