sábado, 8 de outubro de 2011

MEU MAIOR DESAFIO

Ter um filho com TDAH está sendo, de longe, o maior desafio da minha vida. Apesar de eu mesma ter o transtorno, sinto que as dificuldades hoje são mais elaboradas, os compromissos são em maior número. Por isso, após muita pesquisa, elaborei algumas técnicas que podem facilitar o nosso dia a dia. Meu filho está no 6 ano e tem 11 anos. Estuda no período da tarde ( 13:20 até 18:50) e pela manhã faz as tarefas e estuda. Quarta tem psicóloga de manhã, terça e quinta, futebol 19 horas.
Então Construímos um calendário de atividades semanais :
A cada meia de estudo, ele tem um período de 05 minutos para fazer o que quiser, ( beber água ,lanchar, fazer carinho no cachorrinho etc.) porque é impossível ele manter o foco por mais que 30 minutos seguidos. As crianças com déficit de atenção tem muita dificuldade em realizar tarefas maçantes.
Depois , arrumamos a mochila juntos ( senão ele esquece sempre alguma coisa)e ele vai para o banho.
Já deixo a farda escolar em um cabide, com tudo o que vai precisar, porque se não for assim ele não se arruma a tempo.
Tem aula aos sábados somente a cada 15 dias, pela manhã. No outro, fica livre.
Saíamos juntos a noite, mas de uns tempos para cá ele prefere a companhia dos amigos então sempre damos um jeito de eles ficarem cada sábado na casa de um, ou nos revezamos para levar ao shopping ( mesmo que fiquemos ä distância, ainda não me sinto a vontade para deixar só. Sempre tem uma mãe de plantão.)
Domingo é dia de fazer nada rsrsr
Em cada dia da semana, o horário de estudos pode variar de acordo com a necessidade. É importante que a criança participe do planejamento, pois é comum eles subestimarem o tempo necessário para o desenvolvimento de uma tarefa específica, especialmente se a mesma não for de seu interesse imediato.Por exemplo: Ele não consegue estabelecer um planejamento de estudos, mas coordena muito bem as atividades de um torneio de futebol: arrecada dinheiro,pede para leva-lo a encomendar as camisas que ele mesmo desenha com os amigos, e por aí vai. Nessas horas entra a nossa infinita paciência para acompanha-lo. Sabe por que? Se os pais não participam, ou a criança desiste ou procura quem o faça, e é aí que correm o risco de aparecerem as influências negativas.
Estamos implantando o sistema de pontos,que ao final da semana, pode-se trocar por recompensas. Estamos ainda em fase de planejamento, pois ,e muito importante que as recompensas não incluam somente recursos materiais; os reforçadores interpessoais, como tempo adicional no computador, no vídeo game, sair para o programa favorito no fim de semana etc.
No meu caso, só tenho esse filho nessa faixa etária. Os outros dois são adultos, mas quem tem filhos na mesma faixa, é importante incluí-los nesse sistema de reforço positivo, a fim de manter a igualdade e evitar confusões.
Esse post está muito grande, acho que vai ter uma segunda parte!
Beijos
As vezes é difícil reconhecer as fronteiras entre as preocupações dos pais e os desejos dos filhos. Costumo pensar que o amor é tudo que um filho realmente precisa, o resto é consequência.AS VEZES ELE ME LEMBRA O CALVIN rsrsrsr



2 comentários:

  1. Biaaaaaaaaaaaaaaaa
    socorro....
    me ajuda, preciso fazer um esquema assim aqui.
    como que eu faço?
    me ajuda.
    meu menino foi com 1 em matematica e 1.5 em portugues.
    eu não estou conseguindo me organizar e ele odeia estudar.
    como que eu posso fazer para implantar este regime?
    beijinho.

    ResponderExcluir
  2. Oi Liliane
    Primeiro ele tem que aceitar as regras,suspenda pelo menos por um dia as regalias que ele tem, para ele poder sentir falta e aceitar negociar.Aqui tudo é feito na negociação, tipo:toma lá , dá cá. Eles precisam saber que nada vem de graça , precisamos batalhar por tudo e que os pais estão sempre dispostos a conversar e ceder, desde que ele também.Nas dicas de livros que tem aí do lado direito tem um muito importante EDUQUE COM CARINHO- Lidia Weber.
    Com o curso de Pedagogia você vai aprender muito sobre como lidar com os estudos das crianças.
    sucesso e um Natal maravilhoso para você e sua família.
    bjos e sempre as ordens
    bia

    ResponderExcluir

Participe!Faça um comentário ou pergunta!

O BLOG

Sejam bem vindos a esse espaço, no qual poderemos compartilhar nossas dificuldades com o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade e suas consequências.
Nesse espaço podemos falar de tudo um pouco: Filhos, com ou sem TDAH,organização,culinária, decoração. Como DDA, gosto de coisas bem diversificadas.
espero vocês!
Bia Machado